sábado, 12 de dezembro de 2009

Observatório de Segurança Marítima no ISCIA

(Notícia publicada pelo Notícias de Aveiro, hoje, 12.12.2009)
O Instituto Superior das Ciências da Informação e Administração (ISCIA) de Aveiro apresentou o seu Observatório de Segurança Marítima, vocacionado para investigação.
Segundo o presidente do ISCIA, Teixeira Carneiro, o novo observatório pretende estudar a segurança “no contexto portuário”, nas suas diferentes problemáticas “de uso e gestão”, tendo em vista “o aproveitamento do seu potencial”.
Para o vice-almirante Henrique da Fonseca, que dirige o Observatório de Segurança Marítima, “Portugal vive o momento certo” para lançar esta iniciativa de estudo e reflexão.
O país está a dar importância crescente ao mar, por via do pedido feito à ONU para alargar a plataforma continental (que poderá duplicar) ou da criação do chamado 'hipercluster' do mar, que pretende quadriplicar o PIB das actividades económicas relacionadas.
O ministro da Administração Interna encerrou trabalhos. A reflexão dos peritos será “um contributo válido para a definição de políticas de segurança e defesa”, afirmou Rui Pereira.

Sem comentários: