sábado, 9 de janeiro de 2010

Seminário: Novas Tecnologias e o Marketing na Política

A AEVA-Associação para a Educação e Valorização dos Recursos Humanos do Distrito de Aveiro, entidade sem fins lucrativos, entidade proprietária da EPA-Escola Profissional de Aveiro, instituição de ensino básico e secundário profissional, detêm desde 27 de Fevereiro do corrente a representação da União Europeia na região de Aveiro, através do Centro de Informação Europeia – Centro de Informação Europe Direct de Aveiro, a seguir abreviadamente designado por CIEDA.
O CIEDA tem por objectivos prestar informações gerais sobre as questões que norteiam a União Europeia, responder a questões e dúvidas, quer de âmbito pessoal, quer sobre as acções e políticas praticadas pela UE, bem como organizar actividades e eventos de divulgação e informação sobre a mesma.
Assim, neste sentido, pretende dinamizar o "Seminário: Novas Tecnologias e o Marketing na Política”, no próximo dia 14 de Janeiro de 2010, sendo que, não só estará dirigido a toda a comunidade escolar da AEVA-EPA mas, sobretudo, a todos os cidadãos do distrito de Aveiro.

Nos dias de hoje a política, nomeadamente, as forças políticas e os seus agentes activos têm em seu poder duas ferramentas essenciais na prossecução dos objectivos definidos, são elas as novas tecnologias e o marketing. Tal como nas organizações, públicas e privadas, estas ferramentas são “armas” estratégicas que contribuem para o seu desenvolvimento enquanto entidade colectiva, mas também numa vertente estratégica pessoal, enquanto forma social promocional do cidadão
europeu proactivo.

Numa análise sucinta, este vértice – política, novas tecnologias e marketing – é um somatório de estruturas dinâmicas que interagem para o desenvolvimento de ideias, conceitos e de um novo paradigma político junto do cidadão, promovendo a aproximação da sociedade à política.

Em resposta às necessidades sociais, em particular, pelo afastamento da sociedade da vida política, desafiando os partidos políticos a reforçar e a promover a sua imagem e ideologia de uma forma, cada vez mais positiva, adequando a mensagem ao público-alvo, recorrendo ao marketing como instrumento fundamental no alcance dos seus objectivos e no seu posicionamento, e é claro, através da utilização de suportes de hipermédia e multimédia.
Por outro lado, este seminário explanará a ideologia defendida pelos jovens políticos em temas prioritários, tais como as alterações climáticas, a pobreza, a exclusão social, a biodiversidade, entre outros, no âmbito das prioridades europeias para o ano de 2010.

Deste modo, os objectivos aqui pressupostos são:
- Sensibilizar os alunos e a comunidade aveirense para a importância das novas tecnologias e do marketing na política.
- Demonstrar a aplicabilidade das TIC e do Marketing na Política.
- Contribuir para a aproximação dos jovens à política e vice-versa.
- Alertar os jovens para uma participação activa na vida política, tendo em conta as prioridades europeias para o ano de 2010.
- Desenvolver práticas cívicas para uma cidadania proactiva europeia.
- Demonstrar a aplicabilidade, influência e necessidade de utilização das Novas Tecnologias e do Marketing na Política como uma ferramenta fulcral para criar interesse, maior proximidade e empatia dos jovens por esta ciência, alertando-os para o desenvolvimento de práticas cívicas, fomentando uma cidadania proactiva europeia através da sua participação na vida política.

O público-alvo será constituído por alunos do ensino secundário, superior e população em geral. Numa linguagem acessível, e de acordo com o público-alvo, pretende-se com este seminário desenvolver o gosto pela política através de vivências dos jovens políticos inseridos na esfera política portuguesa, sensibilizando-os para as prioridades europeias destacadas para 2010.

Assim sendo, o CIEDA, em conjunto com a Escola Profissional de Aveiro, tem a honra de convidar V.Ex.as a estarem presentes no “Seminário: Novas Tecnologias e o Marketing na Política”, a decorrer no dia 14 de Janeiro de 2009, pelas 14h, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, solicitando a sua inscrição via Internet pelo site www.europe-direct-aveiro.aeva.eu.

Sem comentários: